segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Como criar a capa e a folha de rosto nas normas da ABNT

Olá pessoal, aqui nesse artigo repassarei de forma simples e objetiva todos os passos necessários para a elaboração da capa e a folha de rosto de acordo com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. Também estará disponível a vídeo aula feita em nosso canal no YouTube.
E um grande bônus para você amigo leitor, ficará disponível dois super Downloads o primeiro você terá acesso a capa e a folha de rosto nas normas da ABNT e no segundo Download abaixo da imagem você poderá baixar também a Folha de Aprovação todas em formato Docx (Word) para apenas ser editado.
Mas, antes de correr para fazer o Download, lembre-se que o conhecimento é a melhor maneira para que você saiba o que de fato quer e pode fazer em sua vida.

E ai, Vamos aprender? 

O nosso artigo ficará dividido em 4 partes, a primeira você irá ler todo o passo-a-passo para se fazer a capa, em seguida aprenderá a fazer a folha de rosto, depois terá a opção de fazer o Download e se você quer de fato aprender para ensinar a outras pessoas e se sentir o dono do pedaço, assista o nosso vídeo no final do nosso artigo.

1 - PASSO A PASSO CAPA:

§  Abra o Microsoft Word, Primeiro clique na opção (Layout da Página e clique em margens) olhe as margens se estão corretas:

Superior: 3cm       Inferior: 2cm
Esquerda: 3cm      Direita: 2cm


(Dessa maneira que deve estar, caso não esteja clique em MARGENS e na opção (MARGENS PERSONALIZAS) coloque as margens repassadas acima e clique em ok). Blz?



2. Faça a escolha entre as fontes e o tamanho do texto que você precisará para elaborar sua capa.
Comece escolhendo entre as duas fontes padrão da ABNT: Arial ou Times New Roman e acrescente o tamanho 12, Caixa alta (maiúsculo).

3. Configure os espaçamentos entre linhas do seu trabalho acadêmico.

Antes de começar o texto clique com o botão direito do mouse, escolha a opção parágrafo e em seguida coloque os seguintes dados:

Recuo: Esquerda = 0 cm
Direita: 0 cm
Especial: (nenhum)
Espaçamento: Antes e Depois ambos = 0 pt
Espaçamento entre linhas: 1,5 LINHAS

4. Antes de começar a escreve o texto coloque o seu Parágrafo em (centralizado) todo o texto da sua capa será centralizado.

MUITAS UNIVERSIDADES NÃO UTILIZAM MAIS OS BRASÕES / IMAGENS DE SUAS INSTITUIÇÕES NO INICIO DA CAPA ANTES DO TEXTO COM O NOME DA INSTITUIÇÃO E DO CURSO, PORTANTO PARA NÃO PERDER PONTOS, VERIFIQUE COM SUA INSTITUIÇÃO SE VOCÊ PODE OU NÃO COLOCAR O BRASÃO DE SUA INSTITUIÇÃO.

5. Comece a escrever o texto da sua capa colocando o mesmo em MAIÚSCULO todo o corpo do texto em sua capa será em MAIÚSCULO e não se coloca NEGRITO, acrescente: (o nome da instituição e o curso).
Após colocar o nome da sua instituição e o curso que você faz clique duas vezes em (ENTER) para acrescentar dois espaços abaixo e coloque seu nome completo.

6. Agora vamos colocar o tema da sua monografia:
Após colocar seu nome completo clique 8 vezes (ENTER) para ir 8 vezes para baixo nas entre linhas e acrescente o tema (titulo) em NEGRITO da sua monografia ou TCC).
Caso seu tema tenha titulo e subtítulo será negritado até a interferência dos dois pontos.

Ex.: MARKETING: UMA FERRAMENTA PARA O SUCESSO DAS EMPRESAS.

7. Por fim, você acrescentará para terminar sua capa o local e ano em letras MAIÚSCULAS no final da folha!
EX.: SÃO PAULO – SP
                 2015

2 - PASSO A PASSO FOLHA DE ROSTO

1.   Escreve seu nome completo (NEGRITO E MAIUSCULO);

2.   Acrescenta seis espaços para baixo clicando (ENTER) e coloque novamente o tema da sua monografia;

3.   O por que do seu trabalho, explicação base para o feito do seu trabalho encontrado na folha de rosto será feita com tamanho 10 com letras em no formato minúsculas e seu recuo ficará em 8,0 cm.
O texto a ser escrito será esse:

Monografia apresentada à (Nome completo e sigla da sua instituição de Ensino Superior / Ex.: Universidade de São Paulo - USP) como requisito parcial para obtenção do titulo de Bacharel em Administração de Empresas.

 Após fazer esse texto selecione-o, clique com o botão direito do mouse, em seguida clique em Paragrafo e coloque os seguintes dados:

Recuo: Esquerda = 8,5 cm
Direita: 0 cm
Especial: (nenhum)
Espaçamento: Antes e Depois ambos = 0 pt
Espaçamento entre linhas: SIMPLES

4. Acrescente local e ano em (MAIÚSCULO) e pronto sua capa e a folha de rosto estará feita dentro das Normas técnicas da ABNT 2015.

3 - PASSO – DOWNLOAD:

Antes de fazer o Download leia as instruções:


Ao clicar em fazer Download você vai visualizar uma propaganda espere apenas 5 segundos e ao lado superior direito após passar os 5 segundos aparecerá o nome: (FECHAR PROPAGANDA) clique em fechar e aproveite o Download. 




Que tal fazer também o Download da Folha de Aprovação nas normas da ABNT?
Clique aqui e faça: DOWNLOAD FOLHA DEAPROVAÇÃO 

4º - Passo / vídeo aula






Após aprender como fazer uma capa e a folha de rosto nas normas da ABNT, saiba também sobre: Apresentação gráfica para trabalhos acadêmicos e tenha todo o passo a passo e as dicas necessárias para aplicar as Normas da ABNT em seu trabalho acadêmico. 
Todas as publicações e dicas dadas aqui são embasadas através das Normas da ABNT (Vigentes) para trabalhos acadêmicos


Recomendo também que veja nosso post sobre >>> Formatação de trabalhos acadêmicos nas Normas da ABNT



COMEÇANDO AGORA SEU TCC e Não sabe por onde começar? 


Imagine você ter um programa que te ajuda a fazer seu artigo, monografia ou trabalho acadêmico do início ao fim com todo o suporte necessário como se ele fosse seu orientador?
Sim é possível! Além de tudo isso ter o auxilio do professor Idealizador desse produto. Quer mais? Que tal ter acesso a uma rede de vários estudantes em um grupo secreto no Facebook utilizada para você tirar suas dúvidas.
Com esse método você terá todo o sucesso esperado por você em seu TCC!
Escreva um TCC profissional em SEMANAS, sem sacrifício, seguindo um roteiro já aprovado e passo a passo!
Isso mesmo, você irá aprender a fazer seu trabalho acadêmico passo-a-passo um método incrível!
Aprenda a fazer tudo, simplesmente tudo.

Esse programa vai te ajudar a fazer seu trabalho acadêmico em poucas semanas pode ser: monografia, artigo, dissertação, projeto, teses.


Clique no Link abaixo e veja nosso artigo:
CLIQUE AQUI - SEU TCC EM ATÉ 7 DIAS


É isso meus queridos espero que ajude e muito cada um de vocês. 
Continue sempre por aqui nos acompanhando. Inscreva-se em nosso canal no YouTube, assim todos os vídeos que for postado em nossa plataforma será entregue a você através de uma notificação em seu e-mail ou quando você entrar novamente no YouTube.

Qualquer dúvida estou a disposição!

Att,

Tony Rocha.
Desperte seu mundo de conhecimento aqui!

5 comentários:

  1. Mais uma excelente #dica Sucesso e forte abraço à todos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom artigo ! Consegui fazer a minha perfeitamente !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Junior, que maravilha nobre colega. Sucesso hoje e sempre!
      Obrigado e volte sempre que possível.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Ana, feliz pelo seu comentário. Obrigado e volte sempre!

      Excluir

ASSISTA NOSSO VÍDEO - BEM VINDO(A), PRAZER TONY ROCHA.

Administrador, Professor do Ensino Superior, Criador de Conteúdo, Youtuber e Blogueiro nas Horas Vagas.