segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Como fazer o Desenvolvimento (capítulos e subcapítulos) de um trabalho acadêmico?

Que bacana você mais uma vez por aqui isso mostra o seu interesse em conseguir uma nota máxima em seu TCC e hoje vamos falar sobre o elemento textual desenvolvimento mais conhecido popularmente como Capítulos e subcapítulos

Esse desenvolvimento (capítulos/subcapítulos) geralmente é norteado através dos objetivos específicos. Enfim, esse desenvolvimento é responsável pelo o seu referencial teórico, portanto, deve-se caprichar.


capítulos e subcapítulos de trabalho acadêmico

DICAS:


Geralmente cada capítulo deve conter entre 8 a 10 laudas (folhas), isso não é uma regra, mas desenvolvendo de forma embasada esse número de páginas torna-se um número suficiente, mas claro, só irá funcionar se você se esforçar para fazer um texto rico cientificamente!


Outra dica importante: 


É interessante que faça um parágrafo na sequência, ou seja, abaixo desse parágrafo coloque uma citação em seguida comente sobre essa citação e continue o seu pensamento (texto).

Para ser mais fácil de ser entendido: comece a escrever sobre um determinado assunto em um parágrafo, na sequência insira uma citação direta ou indireta para embasar o seu pensamento em seguida comente sobre essa citação dê o seu parecer sobre a citação descrita e continue seu texto.


Como conseguir escrever capítulos mais embasados?


Inserindo as citações essa é a maneira mais correta para fazer esse embasamento. Se quiser pode também colocar 3 (três) pensamentos com três autores diferentes sobre um único tema. Como assim Tony? Vamos lá.

Digamos que esteja falando sobre a qualidade e chega o momento de falar sobre as visões dos autores sobre esse assunto em seu trabalho.

Então comece o parágrafo falando sobre a Qualidade e para embasar esse seu pensamento descreva o seguinte:

E segundo Juran (1992, p. 3) Qualidade é tudo...
Para Kotler (1997, p. 17) Qualidade é mais que tudo...
Ainda falando sobre qualidade o Deming (1999) nos ensina que qualidade...

Dessa forma você como pesquisador inseriu em seu texto 3 (três) citações que podem ser comentadas cada uma em sua sequência ou pode ser colocada todas as citações e no final fazer a análise do que foi dito pelos autores. Assim, seu trabalho fica muito mais rico cientificamente falando.

E qual a formatação para o Desenvolvimento (capítulos e subcapítulos) ?


Vamos dividir em duas partes a primeira entenda tudo sobre capítulo e a formatação do texto. Na segunda parte saiba como fazer os subcapítulos!

Capítulos e formatação do texto (Seções primárias):


Primeiro de tudo saiba que todo novo capítulo deve começar em uma nova folha, isso para trabalho como Projetos, monografias, dissertações que tem em sua estrutura semelhanças (nos casos em que as impressões são escolhidas pelo autor (a) para serem feitas frente e verso o capítulo deve sempre iniciar na página ímpar), mas, geralmente utiliza-se para todo o trabalho apenas a frente (anverso). 

Tamanho da fonte padrão é 12, o alinhamento à esquerda, negrito, letras todas maiúsculas, a numeração e os títulos desses capítulos devem ser separado por um espaço em branco sem colocar pontos ou traços.

Lembrando que no caso do seu TCC ser um artigo os capítulos deve sempre seguir a sequência normal do trabalho... Digamos que tenha o capítulo 1 INTRODUÇÃO e o capítulo 2 METODOLOGIA, no caso anterior para trabalhos como Projeto, Monografia, Dissertações esses capítulos sempre serão iniciados em uma folha impar ou se preferir folha diferente. 

Já no caso do artigo esses capítulos podem ser inseridos na mesma folha ou como já disse anteriormente seguir o texto finalizado separando o último parágrafo finalizado por Dois ENTER e escreve o nome do capítulo.

Para Projeto, Monografias e Dissertações após escrever o título deve inserir dois (ENTER) para baixo com o espaçamento entre linhas de 1,5 linhas. Em seguida comece o texto veja o Ex.:

2 NORMAS DA ABNT


Aqui seria o início de um parágrafo assim que deve fazer em seu trabalho.
Ps.: Todo o texto dos seus capítulos e subcapítulos devem ser digitados em tamanho da fonte 12, com espaçamento entre linhas de 1,5, alinhamento deve ser justificado e o recuo na primeira linha (Alínea) de cada parágrafo de 1,25 cm.
Os títulos que ocupem mais de uma linha devem ser a partir da segunda linha, ajustados melhor dizendo alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.
Ex.:

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Subcapítulos (Seções secundárias, somente a primeira letra em maiúsculo):

3.1 Normativas da ABNT

Os subcapítulos não necessitam serem escritos em uma nova folha, o autor (a) pode terminar o capítulo e pressionar (ENTER) um espaço de 1,5 linhas para separar do texto final do capítulo. Dê um segundo (ENTER) e escreva o título do seu subcapítulo e novamente pressione (ENTER), assim, terá os subcapítulos separados do texto que os antecedem e o sucedem por um espaço de 1,5 linhas. Essa regra vale para todos os tipos de TCC!

E nos outros subcapítulos (Seções terciárias pode colocar a fonte em itálico):

3.1.1 Os padrões das normas ABNT


MODELO: CAPÍTULOS E SUBCAPÍTULOS

 Fonte: Tony Rocha, 2017.
Para melhor visualizar essa ou as demais imagens é só clicar em cima da imagem a ser exibida.

Lembre-se que os capítulos e subcapítulos devem ser inseridos no sumário da mesma forma que está no texto!
Pronto agora já sabe como são feitos os capítulos e subcapítulos do seu trabalho acadêmico, vamos então falar um pouco sobre os outros itens que são inseridos dentro desse desenvolvimento. 

Siglas:

Sempre que for inserir pela primeira vez em seu texto uma sigla recomenda-se que escreva o nome por extenso referente a essa abreviatura/sigla em seguida coloque a abrev./sigla entre parênteses. Quando for necessário repetir a mesma sigla novamente em outra passagem do texto recomenda-se utilizar apenas a sigla, pois, pressupõe-se que se o leitor está lendo seu trabalho e já passou pela primeira sigla e seu significado saberá o significado da mesma sigla quando ler novamente em outro momento.

Ex.: Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)

Palavras estrangeiras:

Quando acrescentar palavras com outro idioma em seu texto destaque-as no texto inserindo o itálico.

Ex.: Facebook, Twitter, Software.

Equações e fórmulas:

Para esses itens é permitido o uso de um espaçamento maior para adequar esses elementos (equações e fórmulas) ao texto. Para facilitar na leitura o autor (a) pode numerar cada equação entre parênteses, alinhados à direita.
EX.:

X2 + y2 = z2                                                                                   (1)
(x2 + y2)/5 = n                                                                                 (2)

Ilustrações (figuras), quadros:

Esses itens devem ser inseridos imediatamente próximos ao texto que foram mencionados e numerados consecutivamente. Os títulos/legendas, ou seja, sua identificação deve ser inserida na parte superior com a nomenclatura de sua ilustração (desenho, figura, gráfico, fluxograma, fotografia, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem destacada no texto, em algarismos arábicos (1,2,3,4...), travessão ( - ) e seu respectivo título.

Recomenda-se a seguinte formatação:

Títulos/Legendas deve ser inserida na parte acima das ilustrações e quadros, usando em sua fonte o (tamanho 10), alinhamento (centralizado) e o espaçamento entre linhas (simples), o texto referente ao dono dessa ilustração ou quadro, ou seja, a fonte deve ser inserida na parte inferior ou popularmente conhecida abaixo da ilustração ou quadro.
Importante lembrar que é obrigatório citar todas as fontes e o respectivo ano de publicação, incluindo o próprio autor (a) do trabalho acadêmico, exemplo, se o autor colocar uma imagem própria para ilustrar algo. Fica sendo obrigatório o pesquisador (a) inserir na fonte o seguinte texto:
Ex.:
Fonte: Imagem cedida pelo pesquisador (a), 2017.

Assim, os leitores poderão verificar que um determinado item é seu. Caso prefira pode modificar e no lugar de pesquisador inserir autor que na verdade é a mesma coisa, mas, existem orientadores ou instituições que complicam por nada.

MODELO: ILUSTRAÇÕES


Tabelas:

Esse item deve ser citado no texto, colocado o mais próximo possível do texto que foi foi mencionada, o título deve ser inserido acima da tabela e numerada de forma consecutiva, utilizar a fonte de tamanho 10, alinhamento centralizado e espaçamento simples. A fonte deve ser indicada abaixo da tabela com o mesmo padrão do título.
As tabelas são padronizadas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mas, qual a estrutura das tabelas?

Bem, as tabelas trazem dados estatísticos em sua maioria numéricos. Têm por características os lados esquerdo e direito abertos sem linhas fechando a tabela, já as partes superior e inferior são fechadas e não são inseridos traços sejam eles horizontais ou verticais para separar números. É possível constatar a diferença que existe entre as tabelas e os quadros. Os quadros por ex.: possuem os quatros lados fechados com linhas horizontais e verticais para separar a informações.

MODELO: TABELAS



Para utilizar as Normas de tabelas do IBGE clique aqui >>> Normas de Apresentação Tabular - IBGE

Ao clicar você será direcionado (a) para uma página, aguarde apenas 5 segundos, feche que a propaganda irá aparecer após passar cinco segundos e aproveite o seu Download do E-book: Normas de Apresentação tabular - IBGE.

Ufaa esse nosso artigo foi um pouco mais demorado, mas não tenho dúvidas que irá te ajudar muitoooo em seu trabalho acadêmico.



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Dúvidas deixe nos comentários abaixo que farei o possível para responder!


Forte Abraço e Sucesso,

Tony Rocha.
Desperte seu mundo de conhecimento aqui!


3 comentários:

  1. Boa tarde! Quantos capítulos deve ter um tcc?

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    1. Olá Arnon, depende do tipo de TCC que esteja realizando. Mas, geralmente 3 capítulos são o necessário. Basta transformar os 3 objetivos específicos em capítulos. Então, se for fazer um artigo poderá está fazendo entre 15 a 20 folhas sendo 3 capítulos com 6 folhas cada ou caso seja uma monografia 3 capítulos com 8 folhas de desenvolvimento cada uma.

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Administrador, Professor do Ensino Superior, Criador de Conteúdo, Youtuber e Blogueiro nas Horas Vagas.