Que bacana você mais uma vez por
aqui isso mostra o seu interesse em conseguir uma nota máxima em seu TCC e hoje
vamos falar sobre o elemento textual desenvolvimento mais conhecido
popularmente como Capítulos e subcapítulos.
Esse desenvolvimento
(capítulos/subcapítulos) geralmente é norteado através dos objetivos
específicos. Enfim, esse desenvolvimento é responsável pelo o seu referencial
teórico, portanto, deve-se caprichar.
DICAS:
Geralmente cada capítulo deve
conter entre 8 a 10 laudas (folhas), isso não é uma regra, mas desenvolvendo de
forma embasada esse número de páginas torna-se um número suficiente, mas claro,
só irá funcionar se você se esforçar para fazer um texto rico cientificamente!
Outra dica importante:
É interessante que faça um parágrafo na sequência, ou seja, abaixo desse parágrafo coloque uma citação em seguida comente sobre essa citação e continue o seu pensamento (texto).
Para ser mais fácil de
ser entendido: comece a escrever sobre um determinado assunto em um parágrafo,
na sequência insira uma citação direta ou indireta para embasar o seu
pensamento em seguida comente sobre essa citação dê o seu parecer sobre a
citação descrita e continue seu texto.
Como conseguir escrever capítulos mais embasados?
Inserindo as citações
essa é a maneira mais correta para fazer esse embasamento. Se quiser pode
também colocar 3 (três) pensamentos com três autores diferentes sobre um único
tema. Como assim Tony? Vamos lá.
Digamos que esteja
falando sobre a qualidade e chega o momento de falar sobre as visões dos
autores sobre esse assunto em seu trabalho.
Então comece o
parágrafo falando sobre a Qualidade e para embasar esse seu pensamento descreva
o seguinte:
E segundo Juran (1992,
p. 3) Qualidade é tudo...
Para Kotler (1997, p.
17) Qualidade é mais que tudo...
Ainda falando sobre
qualidade o Deming (1999) nos ensina que qualidade...
Dessa forma você como
pesquisador inseriu em seu texto 3 (três) citações que podem ser comentadas cada uma
em sua sequência ou pode ser colocada todas as citações e no final fazer a
análise do que foi dito pelos autores. Assim, seu trabalho fica muito mais rico
cientificamente falando.
E qual a formatação para o Desenvolvimento (capítulos e subcapítulos) ?
Vamos dividir em duas
partes a primeira entenda tudo sobre capítulo e a formatação do texto. Na
segunda parte saiba como fazer os subcapítulos!
Capítulos e formatação do texto (Seções primárias):
Primeiro de tudo saiba
que todo novo capítulo deve começar em uma nova folha, isso para trabalho como Projetos, monografias, dissertações que tem em sua estrutura semelhanças (nos casos em que as
impressões são escolhidas pelo autor (a) para serem feitas frente e verso o
capítulo deve sempre iniciar na página ímpar), mas, geralmente utiliza-se para
todo o trabalho apenas a frente (anverso).
Tamanho da fonte padrão é 12, o alinhamento à esquerda, negrito, letras todas maiúsculas, a numeração e os títulos desses capítulos devem ser separado por um espaço em branco sem colocar pontos ou traços.
Lembrando que no caso do seu TCC ser um artigo os capítulos deve sempre seguir a sequência normal do trabalho... Digamos que tenha o capítulo 1 INTRODUÇÃO e o capítulo 2 METODOLOGIA, no caso anterior para trabalhos como Projeto, Monografia, Dissertações esses capítulos sempre serão iniciados em uma folha impar ou se preferir folha diferente.
Já no caso do artigo esses capítulos podem ser inseridos na mesma folha ou como já disse anteriormente seguir o texto finalizado separando o último parágrafo finalizado por Dois ENTER e escreve o nome do capítulo.
Tamanho da fonte padrão é 12, o alinhamento à esquerda, negrito, letras todas maiúsculas, a numeração e os títulos desses capítulos devem ser separado por um espaço em branco sem colocar pontos ou traços.
Lembrando que no caso do seu TCC ser um artigo os capítulos deve sempre seguir a sequência normal do trabalho... Digamos que tenha o capítulo 1 INTRODUÇÃO e o capítulo 2 METODOLOGIA, no caso anterior para trabalhos como Projeto, Monografia, Dissertações esses capítulos sempre serão iniciados em uma folha impar ou se preferir folha diferente.
Já no caso do artigo esses capítulos podem ser inseridos na mesma folha ou como já disse anteriormente seguir o texto finalizado separando o último parágrafo finalizado por Dois ENTER e escreve o nome do capítulo.
Para Projeto, Monografias e Dissertações após escrever o título
deve inserir dois (ENTER) para baixo com o espaçamento entre linhas de 1,5
linhas. Em seguida comece o texto veja o Ex.:
2
NORMAS DA ABNT
Aqui seria o início de
um parágrafo assim que deve fazer em seu trabalho.
Ps.: Todo o texto dos
seus capítulos e subcapítulos devem ser digitados em tamanho da fonte 12, com
espaçamento entre linhas de 1,5, alinhamento deve ser justificado e o recuo na
primeira linha (Alínea) de cada parágrafo de 1,25 cm.
Os títulos que ocupem
mais de uma linha devem ser a partir da segunda linha, ajustados melhor dizendo
alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.
Ex.:
3 OS MELHORES ARTIGOS, POSTS E VÍDEOS
SOBRE AS NORMAS DA ABNT ENCONTRA-SE EM TONY ROCHA.
Subcapítulos (Seções secundárias, somente a primeira letra em
maiúsculo):
3.1 Normativas da ABNT
Os subcapítulos não
necessitam serem escritos em uma nova folha, o autor (a) pode terminar o
capítulo e pressionar (ENTER) um espaço de 1,5 linhas para separar do texto
final do capítulo. Dê um segundo (ENTER) e escreva o título do seu subcapítulo
e novamente pressione (ENTER), assim, terá os subcapítulos separados do texto
que os antecedem e o sucedem por um espaço de 1,5 linhas. Essa regra vale para todos os tipos de TCC!
E nos outros subcapítulos (Seções terciárias pode colocar a fonte
em itálico):
3.1.1
Os padrões das normas ABNT
MODELO: CAPÍTULOS E
SUBCAPÍTULOS
Fonte: Tony Rocha, 2017.
Para melhor visualizar essa ou as demais imagens é só clicar em cima da imagem a ser exibida.
Lembre-se que os capítulos e subcapítulos devem ser inseridos no sumário da mesma forma que está no texto!
Lembre-se que os capítulos e subcapítulos devem ser inseridos no sumário da mesma forma que está no texto!
Pronto agora já sabe como são feitos os capítulos e subcapítulos do seu trabalho acadêmico, vamos então falar um pouco sobre os outros itens que são inseridos dentro desse desenvolvimento.
Siglas:
Sempre que for inserir
pela primeira vez em seu texto uma sigla recomenda-se que escreva o nome por
extenso referente a essa abreviatura/sigla em seguida coloque a abrev./sigla
entre parênteses. Quando for necessário repetir a mesma sigla novamente em outra
passagem do texto recomenda-se utilizar apenas a sigla, pois, pressupõe-se que se
o leitor está lendo seu trabalho e já passou pela primeira sigla e seu
significado saberá o significado da mesma sigla quando ler novamente em outro
momento.
Ex.:
Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE)
Palavras
estrangeiras:
Quando acrescentar
palavras com outro idioma em seu texto destaque-as no texto inserindo o
itálico.
Ex.:
Facebook, Twitter, Software.
Equações e
fórmulas:
Para esses itens é
permitido o uso de um espaçamento maior para adequar esses elementos (equações
e fórmulas) ao texto. Para facilitar na leitura o autor (a) pode numerar cada
equação entre parênteses, alinhados à direita.
EX.:
X2 + y2 = z2 (1)
(x2 + y2)/5 = n (2)
Ilustrações
(figuras), quadros:
Esses itens devem ser inseridos
imediatamente próximos ao texto que foram mencionados e numerados
consecutivamente. Os títulos/legendas, ou seja, sua identificação deve ser
inserida na parte superior com a nomenclatura de sua ilustração (desenho,
figura, gráfico, fluxograma, fotografia, imagem, entre outros), seguida de seu
número de ordem destacada no texto, em algarismos arábicos (1,2,3,4...),
travessão ( - ) e seu respectivo título.
Recomenda-se
a seguinte formatação:
Títulos/Legendas deve
ser inserida na parte acima das ilustrações e quadros, usando em sua fonte o
(tamanho 10), alinhamento (centralizado) e o espaçamento entre linhas
(simples), o texto referente ao dono dessa ilustração ou quadro, ou seja, a
fonte deve ser inserida na parte inferior ou popularmente conhecida abaixo da
ilustração ou quadro.
Importante lembrar que
é obrigatório citar todas as fontes e o respectivo ano de publicação, incluindo
o próprio autor (a) do trabalho acadêmico, exemplo, se o autor colocar uma
imagem própria para ilustrar algo. Fica sendo obrigatório o pesquisador (a)
inserir na fonte o seguinte texto:
Ex.:
Fonte: Imagem
cedida pelo pesquisador (a), 2017.
Assim, os leitores
poderão verificar que um determinado item é seu. Caso prefira pode modificar e
no lugar de pesquisador inserir autor que na verdade é a mesma coisa, mas,
existem orientadores ou instituições que complicam por nada.
MODELO: ILUSTRAÇÕES
Tabelas:
Esse item deve ser
citado no texto, colocado o mais próximo possível do texto que foi foi
mencionada, o título deve ser inserido acima da tabela e numerada de forma
consecutiva, utilizar a fonte de tamanho 10, alinhamento centralizado e
espaçamento simples. A fonte deve ser indicada abaixo da tabela com o mesmo
padrão do título.
As tabelas são
padronizadas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE).
Mas,
qual a estrutura das tabelas?
Bem, as tabelas trazem
dados estatísticos em sua maioria numéricos. Têm por características os lados
esquerdo e direito abertos sem linhas fechando a tabela, já as partes superior
e inferior são fechadas e não são inseridos traços sejam eles horizontais ou
verticais para separar números. É possível constatar a diferença que existe
entre as tabelas e os quadros. Os quadros por ex.: possuem os quatros lados
fechados com linhas horizontais e verticais para separar a informações.
MODELO: TABELAS
Para utilizar as Normas de tabelas do
IBGE clique aqui >>> Normas de Apresentação Tabular - IBGE
Ao clicar você será direcionado (a) para uma página, aguarde apenas 5 segundos, feche que a propaganda irá aparecer após passar cinco segundos e aproveite o seu Download do E-book: Normas de Apresentação tabular - IBGE.
Ufaa esse nosso artigo foi um pouco mais
demorado, mas não tenho dúvidas que irá te ajudar muitoooo em seu trabalho
acadêmico.
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Dúvidas deixe nos comentários abaixo
que farei o possível para responder!
Forte Abraço e Sucesso,
Tony Rocha.
Desperte seu mundo de
conhecimento aqui!
Tony Rocha
3 Comentários
Ótimo conhecimento a todos ;)
ResponderExcluirBoa tarde! Quantos capítulos deve ter um tcc?
ResponderExcluirOlá Arnon, depende do tipo de TCC que esteja realizando. Mas, geralmente 3 capítulos são o necessário. Basta transformar os 3 objetivos específicos em capítulos. Então, se for fazer um artigo poderá está fazendo entre 15 a 20 folhas sendo 3 capítulos com 6 folhas cada ou caso seja uma monografia 3 capítulos com 8 folhas de desenvolvimento cada uma.
ExcluirNosso Blog mudou acesse: https://tccnasnormasdaabnt.com.br
Muito mais conteúdo e coisas interessantes lá pra você. Confira!